lol2
1457 palavras
6 páginas
Céticos se agarram a onda de frio para "desmentir" o aquecimento globalAndrew C. Revkin
O mundo presenciou algumas condições climáticas de inverno extraordinárias em ambos os hemisférios no ano passado: neve em Johannesburgo em junho e em Bagdá em janeiro, o gelo do oceano Ártico retornou com ímpeto vigoroso depois de uma derrocada recorde no verão passado, nevascas paralisantes na China, e uma queda considerável na temperatura média do globo.
Não é de se espantar que alguns cientistas, analistas, políticos e outros que normalmente contrariam os alertas sobre o perigo do aquecimento global causado pelo homem tenham caído em cima desse fato como uma oportunidade de comprovação de sua tese.
"A 'febre' da Terra acabou: o resfriamento global já está acontecendo", anunciava um post de blog e um comunicado para a imprensa escritos na quarta-feira por Marc Morano, diretor de comunicações da minoria republicana no Comitê de Meio Ambiente e Assuntos Públicos do Senado americano.
Mas o que está acontecendo?
De acordo com uma série de especialistas em clima, incluindo alguns que questionam a extensão e os riscos do aquecimento global, trata-se apenas do bom e velho clima, com um toque de frio do Oceano Pacífico tropical, que está em sua fase La Niña por mais alguns meses, um ano depois de passar pelo fenômeno oposto, o quente El Niño.
Se há algo mais acontecendo - como um resfriamento relacionado aos ciclos das manchas solares ou mudanças lentas nos padrões atmosféricos e oceânicos capazes de influenciar as temperaturas - são muitos os cientistas que, apesar de terem diferentes posicionamentos em relação ao aquecimento global, concordam que não há como determinar com precisão se há alguma influência dessa ordem.
Muitos cientistas também dizem que a onda de frio não derruba de forma alguma o enorme conjunto de evidências que apontam na direção de um mundo em aquecimento, com padrões de clima alterados, menos gelo e elevação do nível dos oceanos se