Analise de dados
A importância da qualidade da informação sobre acidentes em geral com ou sem lesões e violências é uma grande aliado para medidas preventivas, essas analises já vem sido destacadas há anos no Brasil e no Mundo.
Uma analise detalhada dos acidentes podem fornecer informações uteis para o planejamento urbano e saúde, assim como para ensino de graduação no que se refere ao registro adequado, ou seja, sabendo como ocorreu um acidente, como qual frequência esse acidente ocorre e quais as suas taxas de mortalidade, podemos ter uma referencia do que precisa ser feito para evita-los.
Em relação a taxa de mortalidade, muitas dessas declarações de óbitos não relatam sua causa, a falta de detalhamento leva a inconsistência de informações, logo não reflete a situação real, tornado ineficaz as medidas de prevenção. Alguns laudos apenas reportam morte por causa não natural, sem especificações, a vitima pode ter chegado a obtido de varias formas acidente de transporte, queda, agressão, etc. Ou seja, mas dados sem grande relevância.
Os registros policiais propiciam, em geral, dados mais detalhados sobre as circunstâncias dos acidentes de transporte terrestre, como o tipo de veículo envolvido, condições climáticas e da pista no momento do acidente, entre outras.
Possuem, ainda, a vantagem de captar vítimas não fatais, ao contrário do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) possibilitando análise de tendências não somente para os óbitos. Todavia, alguns estudos internacionais revelam que nem todas as vítimas traumatizadas nesses tipos de acidente são registradas pela polícia .
Os objetivos deste trabalho foram, portanto, o de avaliar a cobertura dos registros policiais quanto à captação de vítimas de acidentes de transporte terrestre ocorridos em Londrina, bem como o de analisar a qualidade das informações e registros médicos com relação à informação sobre as circunstâncias do acidente, nas fichas de atendimento de pronto-socorro, internação e