Análise de Dados
Analisar significa buscar o sentido explicativo dos resultados da pesquisa, interpretando-o sinteticamente de forma qualitativa, quantitativa ou quanti-qualitativa. A análise refere-se a comprovação ou renovação de dados científicos, inter-relacionando entre pesquisa social empírica e teoria cientifica. Existem duas abordagens metodológicas usadas para analisar os dados:
1. Análise qualitativa: são os estudos onde os dados são apresentados de forma oral ou discurso, seguindo as seguintes etapas:
Organização e descrição do conteúdo bruto;
Redução de dados;
Interpretação dos dados pela categorias teóricas de análise;
Análise de conteúdo.
Análise transversal realiza-se por comparações, observando a reprodução de várias situações pesquisadas, ou seja, verifica se existe réplica de resultados.
1.2 Análise quantitativa: são usadas comumente pelas ciências exatas estatística e da natureza. Legitimada por precisão e validade científica nos resultados dos dados, perpassando pelas seguintes etapas:
Organização e descrição dos dados bruto;
Análise descritiva dos dados: distribuição de frequência e montagem de quadros e tabelas;
Testes estatísticos dos dados da pesquisa.
2. PROCESSOS DE CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS
O Processo de classificação divide todos os dados estabelecendo um conjunto de categorias que distribui e seleciona os dados obtidos na fase da coleta de acordo com os objetivos e interesse da pesquisa.
Nem sempre será simples para o pesquisador estabelecer as categorias, própria palavra nos remete a um sentido de agrupamento de elementos que a pesquisa possui.
2. REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA
O pesquisador depois de organizar os dados, pode utilizar formas simples para representa-los distribuindo esses dados por frequência e tabulações estatísticas através de tabelas ou gráficos.
Variável é todo elemento ou característica que varia em determinado fenômeno, possui categorias que devem estar