analise de dados
Campus Guaíba
ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISAS QUALITATIVAS
O MÉTODO responde a pergunta O QUE FAZER? são os passos, as etapas e a TÉCNICA responde a pergunta COMO FAZER? é a forma de realizar os objetivos de pesquisa.
A ANÁLISE DE CONTEÚDO é o método da abordagem qualitativa de pesquisa, que busca fazer descobertas, compreender novos significados, avaliar alternativas, confirmar o já conhecido.
Nas pesquisas qualitativas geralmente o PROBLEMA DE PESQUISA é mais aberto, profundo e abrangente.
Com relação aos OBJETIVOS deve-se buscar compreender os fenômenos em sua complexidade, há uma preocupação com a individualidade de cada sujeito, supõe a existência de múltiplas realidades. Isto é, o mundo não é somente objetivo, é resultante da interação pessoal e da percepção de cada pessoa diante do mundo.
A ANÁLISE DOS DADOS nas pesquisas qualitativas geralmente provém de entrevistas que são analisadas pelo método de análise de conteúdo. Esse método serve para sintetizar os dados obtidos, PRINCIPALMENTE, em entrevistas. Busca descrever e interpretar o conteúdo para conhecer os significados que a pessoa entrevistada atribui ao tema em questão. Classifica os diferentes elementos de 1 texto segundo critérios que permitam fazer surgir uma certa ordem.
Um dos métodos mais usados nas pesquisas qualitativas em Psicologia é o proposto por BARDIN (1979) que apresenta as seguintes fases:
1ª fase: PRÉ - ANÁLISE
Organiza-se o material, leitura em profundidade do material, definição das unidades de registro ou unidades de significado (trechos significativos) e categorias.
2ª fase: EXPLORAÇÃO
È a fase que iniciamos a CATEGORIZAÇÃO, ou seja, agrupamos frases em que identificamos alguma semelhança ou analogia entre os recortes originando as categorias temáticas.
3ª fase: INTERPRETAÇÃO
Desvendar o conteúdo subjacente ao que está sendo manifesto. A síntese resultante deve ter coerência com os elementos bibliográficos que forneceram a base para a