Ficha limpa
SUMÁRIO
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A contabilidade, ao longo do tempo deixou de ser apenas o de registros de créditos ou débitos, para transformarem-se em uma importante ferramenta de apoio as empresas.
Ela surgiu pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.
O patrimônio constitui-se de uma parte com valores positivos, denominada ativo, e de uma parte com valores negativos denominados passivos. O ativo é formado pelos bens e direitos e o passivo pelas obrigações. O excesso do ativo sobre o passivo é o capital, conhecido como patrimônio líquido que aparece no passivo, para completar a igualdade entre o total do ativo e o do passivo, resultando na equação patrimonial. BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES = RIQUEZA LÍQUIDA.
DESENVOLVIMENTO
1 BENS
Os bens são qualquer coisa que satisfaz a necessidade humana e que pode ser avaliado economicamente. Os bens são divididos em: tangíveis que representam os bens materiais (têm forma física e são palpáveis) e intangíveis que têm como principal característica a inexistência como coisa e seu valor vinculado a um bem tangível ou a uma determinada situação da empresa (são incorpóreos e não palpáveis).
Bens tangíveis: destinados à instalação (prédios, terrenos, móveis e utensílios), destinados a produção (máquinas, equipamentos, instrumentos e acessórios), destinados a transformação (matéria-prima, material secundário e material para embalagem), destinados ao consumo (material de escritório, material de limpeza e selos postais), destinados à circulação (dinheiro, dinheiro em bancos e aplicações financeiras) e destinados à venda (mercadorias e produtos comprados para revenda).
Bens intangíveis: marcas de comercio e patentes de