Plano de negócio
Nome: Otaviano Gomes do Nascimento Neto
Turma: 2º período
Curso: Administração UFAL/ Arapiraca
Sistemas de informação lidam basicamente com dados, dados estes que podem ser criados, editados, excluídos e restaurados (dependendo da forma como estão sendo utilizados). Como em qualquer sistema, há situações em que se pode ser dito que os dados armazenados correm perigo, por exemplo: vazamento, destruição, modificação (seja ela, intencional ou acidental) da informação e mau uso dos recursos.
Para evitar tais situações o sistema deve ser seguro – o máximo possível -, para isto o mesmo deve ter em sua estrutura cinco características básicas: disponibilidade, integridade, confidencialidade, autenticação e não repúdio. Também deve possuir alguma estratégia para manter a informação em segurança, as duas mais utilizadas pela sua garantia maior de integridade dos dados são: NAS (Network Attached Storage) – Armazenamento, backup e restauração “Self-made”; e SAN (Storage Area Network).
A segurança de um sistema de informação pode ser dividida em três faces: operacional, física e lógica. Sendo, que a segurança operacional engloba planejamento, execução e acompanhamento; A segurança física: controles de acesso (biometria), controles de condições ambientais e controles de imprevistos; E a segurança lógica engloba desde tudo que compõe a integridade do sistema, passa por todas as áreas da privacidade que o sistema disponibiliza, até a autenticação do mesmo.
Ou, seja um sistema de informação para ser realmente seguro não depende somente de fatores externos, mas sim de todo um conjunto de planejamento, estratégias e ações. E, mesmo assim, nunca se pode garantir a segurança total do