A microeconomia
Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num período.
Utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer às necessidades humanas. A utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade do bem ou serviço. A utilidade marginal é a satisfação adicional de mais uma unidade do bem, é decrescente, pois o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.
Curva de indiferença é o lugar geométrico de pontos que representam diferentes combinações de bens que dão o mesmo nível de satisfação ao consumidor ou o mesmo nível de utilidade. A restrição orçamentária condicionara o conjunto possível de bens e serviços que o consumidor pode adquirir. A reta orçamentária representa os pontos que o consumidor gasta toda sua renda.
A oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela procura. O equilíbrio de mercado de um bem ou serviço é um ponto único, no qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender. Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos.
Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei da oferta e procura.
Fonte: