Meios de comunicação da sociedade da informação
O termo meio de comunicação refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa. A comunicação é um processo pelo qual a informação é codificada e transmitida por um emissor a um receptor por meio de um canal ou médio prazo. A comunicação é, portanto, um processo pelo qual nós atribuímos e transmitir significado em uma tentativa de criar entendimento compartilhado. Na organização existe um vasto emaranhado de redes de comunicação. Estas, sob diversas formas e em diferentes direções, percorrem a estrutura no seu conjunto: Comunicação pessoal/impessoal Comunicação descendente/ascendente/lateral/diagonal Comunicação escrita/comunicação oral.
O avanço da tecnologia promoveu a evolução dos meios de comunicação e em consequência disso os espaços públicos ganharam novas formas, o que possibiltou o acesso às informações à todas as classes sociais.
Castells (1999), ao analisar as transformações sócio-econômicas e tecnológicas da atualidade, nos mostra como hoje o homem atua sobre as tecnologias, utilizando-as para transportar o capital e os bens materiais e simbólicos de um lado para o outro do mundo muito rapidamente. A economia e a cultura mundial estão interconectadas.
As novas tecnologias nos confirmam esse desenvolvimento, aos quais as empresas e produtos estão se adaptando, através dos meios telefônicos e digitais. A população também tem se modificado para adaptar-se às mudanças e quase toda ela está aderida aos novos meios de comunicação. Os mais usados são a informática e a telefonia móvel.
Dentro de um amplo universo de tecnologias, as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) formam um dos grupos mais dinâmicos e provocam um grande impacto na competitividade dos setores industriais e comerciais, pois ao encurtarem as distâncias e reformularem as noções de tempo e espaço sociais, influem na organização do trabalho e nos