Funções da publicidade
Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"
25-26 Março 2011, Braga, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
ISBN 978-989-97244-1-9
Funções assumidas pela publicidade na sociedade da informação RENATA SUELY DE FREITAS
Universidade do Minho renatadefreitas@gmail.com TERESA RUÃO
Universidade do Minho truao@ics.uminho.pt Resumo:
Este trabalho questiona quais funções a publicidade pode assumir na sociedade contemporânea. Pretende-se fazer uma exposição teórica sobre a comunicação, em especial sobre a publicidade, do ponto-de-vista das correntes existentes que englobam as ideias sobre comunicação de massa e sobre a sociedade da informação. Assim, discutiremos se a publicidade poderia suprir algumas funções sociais, e em que condições isso aconteceria.
Palavras-chave:
Publicidade, funções, sociedade da informação.
1. Introdução
No cotidiano consumimos informações por meio de textos, imagens, relações interpessoais e outros processos de significação. Ao receber um manifesto publicitário, deciframos e interpretamos, assumimos uma posição e aderimos ou recusamos àquela oferta, seja oferta de comportamento, de compra de produto ou de serviço. Estamos em uma sociedade em que as imagens comerciais, reais ou virtuais, transmitem identidades, estereótipos e desejos. Uma vez que os discursos publicitários têm significados comerciais e comportamentais, questionamos: quais funções estes podem assumir na sociedade?
A partir de uma pesquisa teórica (que estrutura sistemas, modelos e relaciona hipóteses) e descritiva (que revisa as características do fenómeno e estabelece relações), construiremos nosso quadro teórico de referência para compreender a realidade social do nosso objeto de estudo, no caso, a publicidade (Correia e Pardal, 1995).
Começaremos por reunir teorias e ideias acerca da publicidade e das funções sociais dos meios e adicioná-las ao contexto emergente da sociedade