Ficha de Leitura
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS FLORIANÓPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LINGUAGEM, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
ALUNOS:
TÍTULO DA PUBLICAÇÃO: A Moreninha
AUTOR: Joaquim Manuel de Macedo
DATA DE PUBLICAÇÃO: 1955
EDIÇÃO: 27ª
EDITORA: Ática
Nº DE PÁGINAS: 152
ASSUNTO: Paradidático
DATA DE LEITURA: maio de 2014
OBSERVAÇÕES: A obra lida é o livro do professor.
INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR: Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1820. Formou-se em Medicina, pela Faculdade do Rio de Janeiro, mas nunca exerceu a profissão. Foi professor de História no Colégio Pedro II, e preceptor dos netos do Imperador Pedro II. Foi o autor mais lido de sua época e seu livro, A Moreninha, publicado em 1844, é considerado o primeiro romance verdadeiramente significativo da literatura brasileira.
RESUMO:
Em uma reunião de amigos, Fabrício, Leopoldo, Filipe e Augusto comentavam sobre o dia de Sant'Ana, quando Filipe propôs que o passassem na casa de sua avó Ana, na ilha de.. A princípio, nenhum deles concordou com a ideia, principalmente Augusto, que dizia nem conhecer a avó de Filipe e então não passaria o dia de Sant'Ana em sua casa, entretanto ao ouvirem falar das duas primas, Joana e Joaquina, e da irmã de Filipe, que as descrevia como jovens belas moças, todos, inclusive e principalmente Augusto, se prontificaram a passar o final de semana na ilha de..
Após decidirem, entrou em discussão no grupo a inconstância de Augusto, que a cada dia aparecia com uma nova moça. Augusto se defendeu dizendo que quando corteja as moças, nunca as engana, sempre lhes diz que é inconstante e que não lhe promete amor eterno. Disse também, que caso as moças se iludam e pensem que podem mudar o seu jeito de ser, não é culpa sua, pois não as enganou. Quem o fez foi sua autoestima inabalável que as faz pensar que