Ficha de Leitura - O Príncipe, de Maquiavel
Obra: MACHIAVELLI, Nicoló di Bernardo dei, 1469-1527.
O Príncipe. Maquiavel; tradução de Antonio Caruccio-Caporale. Porto Alegre: L&PM, 1999.
*Para elaboração desta ficha de leitura, também foi consultado um e-book, do qual foram retirados os trechos citados neste trabalho. O e-book está disponível neste link: http://www.culturabrasil.org/oprincipe.htm O Príncipe; De Nicolau Maquiavel para o Magnífico Lourenço de Médicis Nesta carta, Maquiavel dedica sua obra, à Lourenço de Médicis, alegando que não poderia dar-lhe presente maior do que seu conhecimento adquirido ao longo de tanto tempo. Conhecimento este que Maquiavel intitulou “faculdade de poder”.
“Costumam, o mais das vezes, aqueles que desejam conquistar as graças de um Príncipe, trazer-lhe aquelas coisas que consideram mais caras ou nas quais o vejam encontrar deleite, donde se vê amiúde serem a ele oferecidos cavalos, armas, tecidos de ouro, pedras preciosas e outros ornamentos semelhantes, dignos de sua grandeza. Desejando eu, portanto, oferecer-me a Vossa Magnificência com um testemunho qualquer de minha submissão, não encontrei entre os meus cabedais coisa a mim mais cara ou que tanto estime, quanto o conhecimento das ações dos grandes homens (...) E se bem julgue esta obra indigna da presença de Vossa Magnificência, não menos confio que deva ela ser aceita, considerado que de minha parte não lhe possa ser feito maior oferecimento senão o dar-lhe a faculdade de poder, em tempo assaz breve, compreender tudo aquilo que eu, em tantos anos e com tantos incômodos e perigos, vim a conhecer.”
Capítulo I:
De quantas espécies são os principados e de que modos se adquirem
No primeiro capítulo, Maquiavel fala sobre os tipos de Estado, que segundo ele são: repúblicas ou principados. Após, ele explica como se dá a sucessão do poder de cada Estado.
“Todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou