Análise - a mandrágora
FICHA DE LEITURA
Nome: Vaneide Almeida de Siqueira
INDICAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
Titulo: A Mandrágora
Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Desvendando Teatro
SOBRE O AUTOR
Nicolau Maquiavel (em italiano: Niccolò Machiavelli) nasceu em Florença em 3 de Maio de 1469. A península nessa época era constituída por uma série de pequenos estados, com regimes políticos, desenvolvimento econômico e cultura variados. Tratava-se de um verdadeiro mosaico, sujeito a conflitos contínuos e alvo de constantes invasões por parte de estrangeiros, quando em 1494, graças a Lourenço, o Magnífico, a península pode experimentar certa tranquilidade.
Cinco grandes estados dominavam o mapa político: ao sul, o reino de Nápoles, nas mãos dos Aragão; no centro, os estados papais controlados pela Igreja e a república de Florença, presidida pelos Médicis; ao norte, o ducado de Milão e a republica de Veneza. Nos últimos anos do século, entretanto, a desordem e a instabilidade eram incontroláveis. Às dissensões internas e entre regiões somaram-se as invasões das poderosas nações vizinhas, França e Espanha. Assim, os Médicis são expulsos de Florença; acirram-se as discórdias entre Milão e Nápoles; os domínios da Igreja passam a ser governados por Alexandre VI, um papa espanhol da família Borgia, guiado por ambições sem limites; o rei Carlos VIII, da França, invade a península e consegue dominá-Ia de Norte a Sul. Pouco tempo depois, com a morte do papa Alexandre VI, o trono é ocupado por Júlio II, que se alia primeiro aos franceses contra Veneza e em seguida, em 1512, funda a Santa Liga contra a França.
Neste cenário conturbado, no qual a maior parte dos governantes não conseguia se manter no poder por um período superior a dois meses, Maquiavel passou sua infância e adolescência. Sua família não era nem aristocrática, nem rica. Seu pai, advogado, como um típico renascentista, era um estudioso das