O Principe
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR: CARLOS HENRIQUE HOFMANN
1 ANO A
FICHA DESTAQUES/REFERENTE – RESUMO DE OBRA CIENTÍFICA
1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO: Jefferson da Rosa Cavalheiro
2. OBRA EM FICHAMENTO:
NICOLAU, Maquiavel. O Príncipe. Trad. Maria Júlia Goldwasser. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996 – (clássicos)
3. REFERENTE:
3.1 “Todos os estados, todos os domínios que tiveram e têm poder sobre os homens foram e são ou republicas ou principados. Os principados ou são hereditários, nos quais o sangue de seu senhor vem governando há longo tempo, ou são novos.” (p. 3)
3.2 “Nos estados hereditários e acostumados à dinastia de seus príncipes são bem menores as dificuldades para se governar do que nos novos, pois, basta não descuidar da ordem instituída pelos seus antepassados.” (p. 5)
3.3 “ O príncipe natural (hereditário) tem menos motivo e menos necessidade de ofender; daí resulta que seja mais amado.” (p. 5)
3.4 “Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar suas leis e impostos.” (p. 9)
3.5 “Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar suas leis e impostos.” p. 9.
“Não se deve jamais deixar uma desordem prosperar para evita uma guerra, porque uma guerra não se evita, somente se posterga com desvantagem para si mesmo.” (p. 15)
3.6 “Nos estados governados por príncipes e seus servidores, o príncipe tem maior autoridade, por que em toda a província não há ninguém que se reconheça como superior a ele.” (p. 17)
3.7 “Nas repúblicas há mais vida, mais ódio, mais desejo de vingança. Ali a recordação da liberdade não as pode deixar em paz e, por isso, o meio seguro para possuí-las é ou destruí-las é ou destruí-las ou ir habitá-las.” (p. 22)
3.8 “Os