A Mandrágora
CAMPOS"
SETOR DE ARTES CÊNICAS
BEATRIZ FARIA DE CAMARGO MIGUEL
Ficha de Leitura: Resenha Crítica Acadêmica
Tatuí - SP
2014
Professora: Érica Andrade
SEMESTRE: 2° Semestre Teatro Adulto
DISCIPLINA: História do Teatro
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
TITULO: A Mandrágora
AUTOR: Nicolau Maquiavel
EDITORA: Comédia em Cinco Atos
PÁGINAS: 58
Informações sobre o autor:
Nicolau Maquiavel nasceu em 1469 na cidade de Florença, Itália, e morreu em 1527 na mesma cidade. Ele foi um importantíssimo historiador, diplomata, filósofo e politico da época do Renascimento, tão importante e conhecido publicamente, que seu nome deu origem à expressão "maquiavélico".
Maquiavel sempre se interessou por política, e a maioria de suas obras fala sobre poder político; sua principal obra e mais conhecida é "O Príncipe", onde ele aconselha governantes a governar seus Estados com severidade e manter o poder absoluto. Por defender o tipo de governo onde a força militar prevalece, Maquiavel foi muitas vezes mal interpretado e ainda hoje é. Mas se analisarmos suas obras e sua forma de pensar, podemos perceber que Maquiavel ao falar sobre o "governo ideal", se baseia em fatos e não em ideias utópicas. E é isso que diferencia Maquiavel de todos os outros homens que debatiam sobre politica.
"Os fins justificam os meios" é, com certeza, a frase que mais define Maquiavel e sua personalidade. Entretanto, fora por causa dessa frase, que surgiu o termo
"maquiavélico", que quer dizer algo ruim, mas ao reparar e refletir sobre as obras e a forma de pensar de Maquiavel podemos ver que na verdade, ele não era esse monstro que todos o taxaram. Ele apenas, de uma maneira geral, quer mostrar que poder não combina com "ser legal com todos".
Maquiavel não só conseguiu ensinar muitos políticos a governar seus Estados, como também alcançou o povo com suas obras.
Principais obras:
O Príncipe
Discursos