Fichamento O Pr ncipe
CURSO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DISCIPLINA: Ciência Política
PROF Nielson Modro
CARGA HORÁRIA: 72 H/A
“FICHA DESTAQUES / REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA”
1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO:
Amanda Carolina Lemke da Silva.
Nathália Frare
2. OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO:
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 6 ª edição, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981, tradução Roberto Grassi.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: . 3.1 – Virtude e fortuna . 3.2 – Conquista . 3.3 – Autoridade e poder . 3.4 – Amor e ódio . 3.5 – Fator histórico
4. DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:
. 4.1 – “Estes domínios assim obtidos estão acostumados, ou a viver submetidos a um príncipe, ou a ser livre, sendo adquiridos com tropas de outrem ou com as próprias bem como pela fortuna ou por virtude” (p.6)
. 4.2 – “(…) Apenas deve haver o cuidado de não permitir adquiram eles muito poder e muita autoridade, podendo o conquistador, facilmente, com suas forças e com o apoio dos mesmo, abater aqueles que ainda estejam forte, para tornar-se senhor absoluto daquela província” (p.14)
. 4.3 – “Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda.(…) vê-se que, quando os príncipes pensam mais nas delicadezas do que nas armas, perdem o seu Estado.” (p.85)
. 4.4 – “Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado que temido ou contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa ou outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar umas das duas é muito mais seguro ser temido do que amado. (…) Deve o príncipe, não obstante, fazer-se temer de forma que, se não conquistar o amor, fuja ao ódio, mesmo porque podem muito bem coexistir o ser temido e o não ser odiado.” (p.96)
. 4.5 – “Deve um homem prudente seguir sempre pelas sendas percorridas pelos que se tornaram grandes e