Ficha de leitura, maquiavel, o príncipe
Referências Bibliográficas: MAQUIAVEL, O príncipe, 2.ed. São Paulo:Abril Cultural ,1979. p. 1-144. Resumo: A obra “O príncipe”, de Nicolau Maquiavel aborda o tema de como um príncipe pode governar a terra que ele conquistou, as formas de como pode ser adquirido ou conquistado esse território, e também de como mantê-lo para não ser conquistado por outros reinos, tentando conservá-lo em seu poder. A obra Maquiavel é dedicada a Lorenzo de Médicis.
Citações mais importantes
ESPÉCIES DE DOMÍNIOS/ESTADOS:
"Todos os Estados, todos os domínios que tem havido e que há sobre os homens forem e são repúblicas ou principados. Os principados ou são hereditários, cujo o senhor é príncipe pelo sangue, por longo tempo, ou são novos."(MAQUIAVEL, 1479, p.5)
"Estes domínios assim adquiridos são, ou acostumados a sujeição a um príncipe, ou são livres, e são adquiridos com tropas de outrem ou próprias, pela fortuna ou pelo mérito."(MAQUIAVEL, 1479, p. 5)
"Digo, assim, que nessa espécie de Estado aperfeiçoados à família de seu príncipe, são muito menores as dificuldades de mantê-los, pois basta somente que não seja abandonada a praxe dos antecessores, e depois se contemporize com as situações particulares, de modo que, se tal príncipe é de engenho ordinário, sempre se manterá no seu estado, se não houver uma força extraordinária e excessiva que o prive desse; mesmo assim seja, o readquire, por pior que seja o ocupante."(MAQUIAVEL, 1479, p.7)
MODOS DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO:
"Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por eles próprios e em liberdade, há três modos de manter-se a sua posse: primeiro - arruiná-los; segundo - habitá-los; terceiro - deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conservem amigos."(MAQUIAVEL, 1479, p.21)
MEIOS DE CONQUISTA DOS PRINCIPADOS NOVOS:
"Aqueles que, por suas virtudes, semelhantemente a estes, se tornaram príncipes,