fibras têxteis - polipropileno
Acadêmica - Bruna Serpa
Trabalho sobre fibra têxteis!!! Polipropileno
Polipropileno
O polipropileno é um termoplástico semicristalino, produzido através da polimerização do monômero ‘Propeno’, usando um catalizador Estero específico formando cadeias longas. As macromoléculas de polipropileno podem conter milhares de unidades monoméricas.
Características gerais
Apresenta menos densidade (permitindo obter assim peças e produtos com baixo peso).
Boa resistência química.
Boa resistência ao impacto.
Atóxico.
Baixo custo.
Bom isolante térmico.
Bom isolante elétrico.
Fácil moldagem, usinagem e soldagem.
Fácil coloração.
Histórico
O polipropileno (PP) é um dos plásticos mais novos, sua descoberta é creditada a Giulio Natta, em 1954, na Itália. Utilizando catalizadores desenvolvidos por karl Ziegler, sintetizou pela primeira vez em seu laboratório polipropileno cristalino.
No ano de 1955, usando CrO3 como catalizador, conseguiu sintetizar polipropileno isotáctico e cristalino. Em 1963, os dois pesquisadores receberam e dividiram o Prêmio Nobel de Química por suas invenções.
Mercado
O polipropileno é um dos plásticos de maior venda e que mostra maior taxa de crescimento anual no mundo, devido a suas excepcionais propriedades e versatilidade de aplicação e uso.
Desde a sua introdução em 1954, o polipropileno se tornou uma das mais importantes resinas termoplásticas da atualidade, continuando ainda como a resina de maior crescimento. Hoje em dia o polipropileno é o terceiro termoplástico mais vendido no mundo (abaixo do polietileno baixa densidade e do PVC), representando vendas físicas em torno de 17 milhões t/a com um valor superior a US$ 11 bilhões/ano. Por outro lado, o polipropileno hoje se coloca ao lado do ABS, ou seja, em uma zona de transição entre os plásticos de grande consumo e os plásticos de engenharia (existem
Estimativas que