Fibras Têxteis
A fibra têxtil é a matéria prima a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. Entende-se por um elemento caracterizado pela sua flexibilidade, finura e que apresente alta proporção entre seu comprimento e diâmetro, sendo apropriadas para aplicações têxteis.
A fibra têxtil é o termo genérico para vários tipos de materiais, naturais ou não naturais. É um material que se caracteriza por apresentar um comprimento pelo menos 100 vezes superior ao diâmetro ou espessura. Além do comprimento e da espessura ou diâmetro, também se caracterizam pela resistência à tensão, absorção, alongamento e elasticidade. As fibras têxteis podem ser utilizadas de forma isolada na fabricação de nãotecidos, entretelas, dentre outros. No entanto sua maior utilização acontece na área de fiação.
Origem e classificação
As fibras têxteis podem ter várias origens e esse é o critério utilizado para sua classificação. Assim, as fibras podem ser:
Fibras Têxteis Naturais:
• Origem vegetal – extraída das plantas.
Algodão: semente
Linho: caule
Sisal: folha
Fibra de coco: fruto
• Origem animal – obtidas a partir dos animais.
Seda: produzidas por secreção glandular das larvas de alguns insetos.
Lã: Constituídas por pelos de alguns mamíferos.
• Origem mineral – provenientes de rochas com estrutura fibrosa.
Amianto: são constituídas essencialmente por silicatos.
Fibras Têxteis Não Naturais
Todas as fibras produzidas por processos químicos, a partir de produtos (polímeros) naturais ou a partir de polímeros obtidos por síntese química.
• Fibras artificiais – se apresentam na natureza numa forma não utilizável. O homem através de artifícios químico as coloca em condições de uso. (viscose, modal, acetato)
• Fibras sintéticas – não existem na natureza. São formadas por macromoléculas, obtidas por síntese química. De natureza orgânica: Acrílica; Elastano; Poliamida; Poliéster.
De natureza inorgânica: Vidro; Carbono.
Também é comum,