Chico Mendes
JHONATAN FERRAZ DA SILVA
FRANCISCO ALVES MENDES FILHO
Chico Mendes
Niterói
2014
RA:
FRANCISCO ALVES MENDES FILHO
Chico Mendes
Professora: Márcia Marinho
Matéria: Sistema de Gestão Ambiental e Certificação
Niterói
2014
FRANCISCO ALVES MENDES FILHO
CHICO MENDES
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes", foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato. Nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, em Seringal Porto Rico estado do Acre. Filho de seringueiros iniciou na profissão do pai aos nove anos de idade, só aprendeu a ler aos 20 anos, já que na maioria dos seringais não havia escolas.
Com o passar dos anos, o seu ideal de infância de amar e preservar o meio ambiente foi amadurecendo, através da experiência e da sabedoria nata de homem da floresta que era. Sentia-se na obrigação de abraçar a causa e lutar em prol da preservação da Amazônia, principalmente quando se deparava com o descaso dos grandes empresários e fazendeiros que, acobertados por forças governamentais, guiados pela opulência e pela ambição, enviavam seus empregados armados com motosserras, machados, facões e tratores para derrubar as árvores, provocar queimadas, sem sequer tomar conhecimento da dimensão da destruição que estavam provocando, não somente na fauna e na flora da região amazônica, mas em todo o ecossistema mundial.
Chico tornou-se líder de um movimento de resistência social e pacífico, defendia a floresta e os direitos dos seringalistas, organizando um pensamento a favor do meio ambiente. O movimento sindical no Acre foi fundado em 1975, em parceria com o STRB – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia participou das lutas dos seringueiros contra o