Fibras texteis
Sigla : CO Semente
Originário da índia expandiu-se pelo Irã e Asia Ocidental, em direção ao norte e oeste.
Cultura anual e que exige mão-de-obra numerosa.
O período vegetativo varia de cinco a sete meses e a colheita, manual ou mecanizada, pode durar várias semanas, já que nem todas as cápsulas se abrem Ao mesmo tempo. Fibra : Fibra de semente vegetal, quando seca é compósta por 88 a 96% de celulose.
Contém, também, pequenas porções de proteína, pectina, cera, cinzas, ácidos orgânicos e pigmentos..
TENACIDADE : As fibras mais grossas são mais resistentes que as finas. O fio de algodão possui uma tenacidade que varia entre 3 a 5 gf/denier, porém quando molhado, sua resistência aumenta em até 20%.
ALONGAMENTO E ELASTICIDADE : Devido a sua umidade varia de 5 a 10%. Com 2 % de alongamento a elasticidade é de 74% e com 5% de alongamento o valor decresce para 45%.
RESILIÊNCIA : Superior as demais fibras naturais celulósicas, porém, é baixa.
DENSIDADE : A densidade da fibra de algodão é de 1,50 a 1,54 g/cm³
UMIDADE (REGAIN) : A umidade interfere diretamente na resistência da fibra do algodão. Quanto maior a umidade maior o paralelismo entre as fibrilas resultando em um aumento da resistência. Ele é Higroscópico,ou seja, absorve a umidade do ambiente.
ESTABILIDADE DIMENSIONAL : Os tecidos de algodão são relativamente estáveis. Eles podem encolher em conseqüência de tensões sofridas durante o processo de fabricação; portanto, é necessário realizar a sanforização para evitar essa possibilidade.
PROPRIEDADES TERMICAS : A temperaturas superiores a 200º C a celulose decompõe-se amarelecendo. Em temperaturas ainda maiores a celulose carboniza.
PROPRIEDADES QUIMICAS : O algodão é um bom resistente aos álcalis que são utilizados durante o processamento e acabamento. Porém, não são resistentes aos ácidos minerais