fibras têxteis
2 Texto sobre a construção do tecido plano;
3 Nome de 10 fios que são utilizados em tecido, com três característica em cada fio.
Fibras Têxteis
Segundo a autora Angêla Kuasne, as fibras têxteis são elementos filiformes caracterizados pela flexibilidade, finura e grande comprimento em relação a dimensão transversal máxima sendo aptas para aplicações têxteis. De acordo com a autora em seu texto elaborado para o curso têxtil em malharia e confecção, existem fibras descontinuas e contínuas. As primeiras possuem o comprimento limitado a alguns centímetros, enquanto as contínuas têm um comprimento muito grande, sendo esse comprimento limitado devido a razoes de ordem técnica. “Tanto o aspecto das fibras como o brilho e o toque são dependentes da sua forma e da superfície. As fibras com seção quase circular, como e o caso da la, tem um toque mais agradável, conferindo uma melhor sensação de conforto do que uma fibra como o algodão, que apresenta uma seção chata como uma fita. A forma da fibra e a sua macieza natural tem também igualmente uma influência sobre o brilho pois modifica a forma como a luz e refletida pela fibra. A seção triangular da seda e de certas fibras sintéticas.
Ha outras propriedades que são afetadas pela forma das fibras: como por exemplo, as fibras com seção tubular (fibras ocas) possuem um excelente poder de absorção da umidade. As fibras têxteis podem ser naturais ou não naturais. Estas aplicações realizam-se através de operações de transformação industrial, tais como: cardação, penteação, fiação, tecelagem e outras.
Definição:
A fibra têxtil e o termo genérico, para vários tipos de material, naturais ou não naturais que formam os elementos básicos para fins têxteis. De acordo com a Kuasne, fibra têxtil é um material que se caracteriza por apresentar um comprimento pelo menos 100 vezes superior ao diâmetro ou espessura. Além do comprimento e da espessura ou diâmetro, as demais características