Tipos de fibras
Conceituação
Entende-se por Fibra Têxtil, todo elemento de origem química ou natural, constituído de macromoléculas lineares, que apresente alta proporção entre seu comprimento e diâmetro e cujas características de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso, tornem tal elemento apto às aplicações têxteis
Fibras Naturais
São as fibras retiradas prontas da natureza. Podem ser classificadas quanto a sua origem em: vegetal, animal e mineral.
Fibras de origem vegetal
São as fibras obtidas dos caules, sementes, folhas ou frutos de vegetais, sendo as mais comuns o algodão (CO), o linho (CL), rami (CR) abacá (CB)
Fibras Naturais Vegetais
Celulósicas
De sementes Algodão CO
Caules
Cânhamo CH Juta CJ Kenaf CK Linho CL Malva CM Rami CR
Folhas
Abacá CB Caroá CN Formio CF Sisal CS Frutos Coco C
Suave e confortável.
Possui boa solidez.
Amassa facilmente
* Hidrofílico, o que significa que o algodão têm excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto.
* Algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.
* Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável.
* Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.
É protegido contra raios ultravioleta e tem uma propriedade chamada termodinâmicaque deixa a roupa fresca no verão e quente no inverno. -Mistura-se facilmente com outras fibras.
O cânhamo tem origem nas fibras do caule da planta de cannabis ruderallis. Tanto o cânhamo quanto a maconha são membros da família da cannabis, mas são cultivos diferentes dentro dessa família.
O tecido de juta é um dos mais utilizados depois do Algodão. É totalmente versátil, econômico, forte e durável. Não estraga facilmente sob a exposição de luz solar.
O kenaf (HibiscuscannabinusL) é uma planta da mesma família do cânhamo. Com as suas fibras produzem-se mantas para isolamento a sons de percussão.
O cultivo, assim como o processo de