Tipos de Valas, Para Fibra Optica
A rede é construída ao lado de rodovias, dentro da faixa de domínio da concessionária ou no canteiro central . A definição do local exato, será dada pelo órgão com jurisdição sobre a via.
A implantação ao Longo de Ferrovias, rodovia, oleodutos e Gasodutos.
O custo e o prazo da construção serão função direta do grau de complexidade da instalação, ou seja, dependerão dos seguintes fatores:
Profundidade de vala,tipo de Solo,distância entre caixas,interferências,acessos.
Em geral, segundo as normas e procedimentos usuais, a profundidade aumenta para solos menos resistentes e diminui para solos mais resistentes, sendo requerido uma proteção mecânica maior.
Solo Terreno:
Quando o terreno for acidentado ou em declive, o cabo deve ser lançado fixando-se a bobina. A bobina deve ser colocada sobre cavaletes, no ponto mais alto do terreno. O cabo deve ser puxado no sentido da parte mais baixa . No fundo da vala devem ser colocados roletes para facilitar o deslocamento do cabo ao longo da vala
Solo Rochoso
Deve-se regularizar o fundo da valeta com talhadeira e limpeza de sua superfície. No caso do uso das máquinas especiais, a superfície do fundo é preparada com regularidade. Após esta regularização coloca-se uma camada de areia ou pó de pedra na espessura indicada na tabela descrita anteriormente. Após o lançamento, o cabo deve ser recoberto com areia ou pó de pedra com espessura indicada na tabela descrita anteriormente e sobre esta camada de areia ou pó de pedra, deposita-se uma proteção de concreto cuja espessura é de 10cm.
Solo Pantanoso