fibra optica
O grande interesse na comunicação na comunicação por fibras ópticas, surgiu em 1960 com o aparecimento do laser que permitiu uma fonte óptica coerente.
Comparando as microondas com a tecnologia óptica, pode dizer-se que a tecnologia óptica não teve grande sucesso no ar por causa das condições meteorológicas, pois ela possui fornece canais mais fiáveis e baratos em relação as microondas .
Para que a fibra óptica tenha sucesso, é necessário que o vidro ou material de que ela é feito seja puro, para que não haja um numero elevado de impurezas durante as transmissões, o que poderia causar atenuações elevadas do sinal, o que quer dizer que quanto mais puro for o material da fibra menor será a atenuação do sinal.
2.Objectivo
O principal objectivo deste trabalho é desenvolver um Projecto de Link de Fibra óptica para a transmissão de vários sinais com a finalidade interligar as cidades de Luanda e Bengo .
Capítulo 1
Estudo da fibra óptica
1.1- Fibra óptica
As fibras ópticas são fios finos feito de vidro, nylon, silicone, plástico ou vidro que são materiais dieléctricos(isolantes eléctricos ) e transparentes para a faixa do espectro da luz visível e infravermelho próximo.
As fibras ópticas, são guias de ondas em que a luz aplicada percorre a fibra de uma extremidade para a outra podendo este percurso atingir centenas de quilómetros sem que o sinal seja regenerado.
Neste trabalho será utilizado regeneradores electrónicos e amplificadores ópticos, para amplificar o sinal de modo que ele atinja a distância entre a cidade de Luanda e a cidade do Bengo.
Para longas distâncias a velocidade de transmissão deve ser elevada e utiliza-se díodos laser como transmissores do sinal, com comprimento de onda de 1.31µm ou 1.55µm para aproveitar o melhor desempenho das fibras ópticas nessas radiações. A transmissão em 1.55µm favorece maior alcance,