Comunicação empresarial
Inicialmente o autor define dois, dos três itens, de tal forma:
- Identidade: manifestação visual de uma empresa, transmitida através de sua logomarca, nome, lema, etc.;
- Imagem: Reflexo da identidade, é a organização sob o ponto de vista de seus variados públicos.
Se faz, então, uma coligação entre identidade e imagem, uma vez que, de acordo com Paul Argenti, a formação da imagem se baseia na percepção do público sobre as mensagens enviadas a eles, ou seja a “impressão que fica” de seu nome, seu logo, seu slogan, etc. Devido a variedade nessas percepções as empresas realizam pesquisas qualitativas e quantitativas para assim buscar uma solução para a construção de uma identidade mais coerente e sólida e que torne a imagem da empresa sempre satisfatória, passando sua mensagem de maneira simples e objetiva.
Em um segundo tópico, o autor mostra como a imagem e a identidade atuam na diferenciação entre empresas aos olhos do cliente, levando em conta a igualdade dos produtos, mas a diferença no serviço. O cliente ao se deparar com dois produtos com a mesma função e preços iguais, ele irá considerar a imagem da empresa fornecedora para fazer sua escolha. Hoje em dia empresas que mostram ter responsabilidade para com o meio ambiente, agregam pontos positivos à sua imagem, da mesma forma que aquela cometeu uma infração ambiental grave que foi altamente divulgada, agrega pontos negativos, fazendo então da imagem e identidade fatores diferenciadores significativos.
Em “Como moldar a identidade”, Paul Argenti cita alguns aspectos necessários na construção de uma identidade corporativa eficaz “uma visão corporativa inspiradora, uma marca corporativa cuidadosamente elaborada e, muito importante, uma auto-apresentação coerente.” Assim explica: A visão deve abranger todas as condutas e objetivos da empresa, e pode conter uma