Era do plástico
Plástico
Definição:
O termo “plástico”, quanto utilizado para descrever materiais industriais, é definido como qualquer composto polimerizado, orgânico e complexo capaz de ser moldado. Em linhas gerais, o termo “plástico” e “polímero” são usados quase que como sinônimos, apesar de que de maneira exata um polímero é um plástico, mas um plástico não tem que ser necessariamente um polímero. Plásticos podem se apresentar de maneira líquida ou sólida, ou em um estado intermediário. Trabalhos experimentais estão sendo realizado no mundo todo para tentar criar plástico de outros materiais que não o petróleo; havendo relativo sucesso em algumas tentativas com óleo e carvão vegetal.
Classificação:
Polimerização: Quando falamos de plásticos, nós normalmente estamos nos referindo a compostos criados pelo processo conhecido como “polimerização”, uma reação causada pela combinação de moléculas menores (monômeros) com um catalisador sobre pressão e com calor. Um monômero é um composto único de moléculas.
OBS: Os monômeros são pequenas moléculas capazes de se ligarem com outros monômeros, originando os polímeros (moléculas maiores). No processo de polimerização, nós combinamos várias unidades de plástico com várias unidades combinadas de plástico, conhecidas como “polímeros” – daí o nome polimerização.
Divisão dos Plásticos:
Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos. Termoplásticos: são aqueles que tem o polímero,e quando é elevado em sua temperatura, sua maleabilidade aumenta, chegando a um ponto semelhante ao de materiais fundidos. Exemplos de termoplásticos são: o polipropileno, polietileno, o PVC,entre outros.
Termorrígidos: são aqueles que uma vez moldados não podem ser fundidos e remodelados, portanto não são recicláveis mecanicamente.
Exemplos: