fft-Bombas e Tubulações
Figura 1 – Válvula de Bloquei Tipo Gaveta As descrições do tipo de válvula acima são as seguintes.
Conexões
Rosca NPT/BSP/SW/Flange
Corpo
Aço Carbono/Aço Inox/Ferro Nodular
Pressão
Até 2500 LBS
Temperatura máxima
600°C
Diâmetros de 1/2” a 12”
As válvulas de retenção são equipamentos de proteção instalados visando proteger as instalações hidráulicas do refluxo de água quando a paralisação das bombas. Como função secundária, são importantes para a manutenção da coluna da água durante a paralisação.
Existem diversos tipos de válvula de retenção e a sua escolha deverá ser feita de acordo com a sua finalidade especifica. Por exemplo, em uma instalação com reservatório hidropneumático, o seu fechamento deverá ser o mais rápido possível para evitar perda de água do reservatório, bem como evitar o choque mais violento da portinhola contra o seu anteparo. Esses tipos de válvulas são providas de molas para o seu fechamento e o conjunto móvel possui baixa inércia. Os outros tipos são os de portinhola articulada, dupla portinhola etc.
Figura 2 – Válvula de Retenção
Letra f Bombas são máquinas hidráulicas que fornecem energia ao líquido a fim de transportá-lo de um ponto ao outro. Elas recebem energia mecânica e a transformam em energia de pressão ou cinética, ou em ambas. Podem ser divididas em dois grupos: Rotodinâmicas e Volumétricas. O tipo de bomba estudado foi a Bomba Centrífuga, que faz parte do grupo das Rotodinâmicas, esta possui a seguinte descrição.
Constam de uma câmara fechada, carcaça, dentro da qual gira uma peça, o rotor, que é um conjunto de palhetas que impulsionam o líquido através