Engenharia
A ressonância atua como amplificador mecânico,mesmo em forças pequenas ou normais, tais como: balanceamento residual, desalinhamento,hidráulica. É causa comum em máquinas porquê:
Máquinas são uma reunião de diversos elementos diferentes como tubulações, mancais e seus pedestais, bases, itens acessórios como bombas de lubrificação e etc. É claro que cada um desses componentes tem a sua própria freqüência natural.
A rigidez de cada componente de uma máquina é diferente em direções diferentes. Como resultado, cada componente da máquina terá várias freqüências naturais. Por exemplo, considere o mancal de um ventilador, a rigidez desse mancal é diferente nas direções horizontal, vertical e axial. Consequentemente, as freqüências naturais desse item em particular também serão diferentes para cada uma das direções. Portanto, é fácil de entender porque a ressonância é um fenômeno muito comum em máquinas, basta observarmos a quantidade de componentes que uma máquina tem, cada um deles com múltiplas frequências naturais, basta somente uma frequência de excitação gerada pelo equipamento coincidir com uma dessas frequências naturais para a ressonância acontecer e os níveis de vibração resultante ser bastante elevados.
É possível acontecer a ressonância devido à mudança de rigidez que ocorreu graças ao desgaste interno, a perda de parafusos, a acomodação estrutural, a deterioração da base, etc
Como Identificar a ressonância:
Como a freqüência ressonante ou natural depende da rigidez, que é diferente em cada direção, normalmente a ressonância produz vibração altamente direcional. Por exemplo, os dados de vibração