educação fisica
1. Introdução Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Português e vamos falar essencialmente sobre a violência, neste caso a violência Doméstica, a Violência no Namoro e a Violência entre os jovens. Ao longo das próximas páginas iremos explicar o significado de violência, seguidamente iremos falar sobre a violência doméstica, daremos exemplos de comportamentos deste tipo de violência, vamos também mencionar as suas consequências, e o que fazer em caso de violência domestica. Explicaremos também o que é a violência no namoro, quais as suas consequências, e vamos finalizar com a violência entre os jovens, na qual vamos explicar também em que consiste, quais as suas consequências e como enfrentar este problema.
2. Violência Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte num acidente, morte ou trauma psicológico.
2.1. Violência doméstica A violência doméstica é o resultado da agressão física ou psicológica praticada dentro de casa ou no âmbito familiar ou entre casais. Este tipo de violência inclui diversas práticas, tais como a violência e o abuso sexual contra crianças, maus-tratos contra idosos, e a violência contra a mulher/o homem. A violência doméstica pode ser dividida em violência física (quando envolve agressão direta, contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objetos e pertences do mesmo); violência psicológica (quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas, juridicamente produzindo danos morais); violência socioeconómica (quando envolve o controle a vida social da vitima ou dos seus recursos económicos. Na sua maioria, os casos de violência domestica encontram-se associados ao consumo de álcool e drogas, pois seu consumo pode tornar a pessoa mais irritável e agressiva especialmente nas crises de abstinência.
2.1.1 Exemplos de Comportamentos de violência doméstica
- Insultos;
- Gritos;
-