Meiose
A meiose é um tipo especial de divisão celular, na qual tem por objetivo produzir gametas. A mesma consiste em duas divisões celulares, resultando em quatro células. Na primeira divisão as características codificadas nos cromossomos são misturadas. A célula efetua uma prófase normal, entrando então em metáfase, na qual se inicia o crossing-over, e procede depois de forma normal pela anáfase e telófase. A redução cromossômica é decorrente de uma única duplicação cromossômica seguida por duas divisões nucleares sucessivas, a meiose I e a meiose II. A meiose I é reducional, pois reduz à metade o número de cromossomos e é dividida pelas seguintes fases: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Enquanto a meiose II é equacional já que o número de cromossomos das células que sofrem a divisão é igual nas células que se originam. As fases desta etapa são denominadas: prófase II, anáfase II. A primeira divisão produz duas células diplóides normais, porém o processo não se finda por aqui. As células preparam-se então para outra divisão e entram numa segunda prófase. Durante a segunda metáfase, os pares de cromossomos são afastados de modo que cada nova célula recebe metade dos genes. A divisão celular continua através da anáfase e telófase e os núcleos voltam então a formar-se. Estas divisões resultam em quatro células haplóides.
Fases:
Intérfase Antes do início da meiose I as células passam por um processo semelhante ao que ocorre durante a intérfase das células somáticas. Os núcleos passam pelo intervalo G1, que precede o período de síntese de DNA, período S, quando o teor de DNA é duplicado, e pelo intervalo G2
Prófase I A prófase I é uma fase longa e complexa e por este motivo é subdividida em cinco subfases consecutivas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
A prófase I é iniciada pela