Mecânica
Bem-vindo à Manutenção Preditiva!
Atualmente, as indústrias de processos têm enfrentado muitos desafios, tais como: redução de custos, aumento do tempo de operação das máquinas sem interrupção por quebra e outros, inerentes a qualquer unidade produtiva. Com isso, a busca de técnicas de manutenção que possibilitem vencer esses desafios tornou-se intensa. Uma destas alternativas é a programação de intervenções através do acompanhamento dos parâmetros de funcionamento das máquinas, conhecida por Manutenção Preditiva ou Manutenção por Condição.
Aqui estudaremos os fundamentos da Manutenção Preditiva, assim como os métodos de acompanhamento dos parâmetros funcionais utilizados para monitorar os equipamentos, aprenderemos acerca da Análise de
Vibração, Lubrificação Industrial, Termografia e Balancemento, ferramentas que serão utilizadas para realizar uma avaliação segura das condições de funcionamento dos equipamentos, possibilitando o acompanhando da evolução de falhas detectadas nas máquinas.
Bons estudos e sucesso no Desafio proposto!
Preditiva - Análise de Vibração
Fundamentos de vibração e respostas às excitações
Vibração
Todo movimento físico alternado e conseqüente da rotação de um equipamento é conhecido como vibração. A vibração tem relação com oscilações, movimentos repetitivos, que, na maioria dos casos, provocam danos em estruturas e máquinas.
Na prática, é muito difícil evitar a vibração, devido aos efeitos dinâmicos dos parâmetros de fabricação, folgas, contatos, atrito entre peças de uma máquina e, ainda, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e de movimentos alternados.
É comum que vibrações insignificantes, para determinadas peças de uma estrutura, estimulem as freqüências de outras, provocando, assim, defeitos que levam à quebra do equipamento.
Com a evolução da eletrônica, foi possível desenvolver equipamentos para coleta e análise de dados. A conversão da vibração mecânica para um