Historia da educação
O texto fala sobre a educação na Alta Idade Média, que abrange os anos 476 e 1000 e os séculos VI, VII e VIII. Ela é marcada pelas invasões bárbaras no Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal. Os bárbaros eram pros romanos o povo que tinha uma cultura diferente da Greco-romana. Eram formados pelos nobres que detinham grandes posses territoriais, homens livres que tinham pequenas propriedades e homens não livres que eram prisioneiros de guerra e viviam como escravos. Os francos faziam parte das comunidades bárbaras ocupando o território da França e formaram os primeiros feudos.
A educação no período Medieval era responsabilidade da igreja.No decorrer do texto ele ainda compreende a cultura clássica e do surgimento da escola cristã.. O Papa Zózimo em 418 instituiu as primeiras escolas religiosas e o seu objetivo é que os sacerdotes antes aprendam para depois ensinar. O texto vai tratar também das escolas nos bispados e nos mosteiros. Os monges deveriam saber ler e conhecer as letras e há uma série de regras que falavam sobre isso. Trata ainda da cultura escolástica que era uma metodologia de ensino, na qual baseava-se na leitura de textos e na exposição de ideias feitas pelos professores. Faziam debates entre mestres e alunos. Fala ainda das escolas canônicas. O texto pontua a escola entre o papado e o império e fala da escola cenobial, que fazia parte da época carolíngia. Fala da educação física e guerreira para os bárbaros e a importância da preparação para os ofícios artesanais.
Palavras chave: Escola, Igreja, Bárbaros, Trabalho Cultura e EducaçãoEscola:
p.111 – No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificamos dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e