Festas roma antiga
AS FESTAS IMPERIAIS NA ROMA ANTIGA: OS DECENNALIA E OS JOGOS SECULARES DE SEPTÍMIO SEVERO
Ana Teresa Marques Gonçalves anteresa@terra.com.br Professora de História Antiga e Medieval da Universidade Federal de Goiás. Mestre em História Social pela USP e Doutoranda em História Econômica na USP.
*
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar duas festas romanas do período severiano: os Jogos Seculares e os festejos decenais. Palavras – Chaves: Período Severiano; Festas; Imperador; Septímio Severo. Abstract: The objective of this article is to analyse two roman festivals in the Severan Age: the Ludi Saeculares and the Decennalia. Key-Words: Severan Age; Festivals; Emperor; Septimius Severus.
“O espetáculo é uma necessidade intrinsecamente associada ao exercício do poder: o monarca deve deslumbrar o povo (...). O cerimonial associado ao monarca tem por função tornar visível o imaginário do corpo simbólico (...). A arte clássica tem por função traduzir em imagens o corpo imaginário do rei, através das referências mitológicas das quais se nutre a monarquia. Longe de serem autônomas, as diferentes artes só encontram sua vitalidade no discurso político que as organiza” (Apostolidès, 1993:10, 15 e 70).
A realização de cerimônias públicas, de momentos festivos, é uma forma sofisticada muito antiga de comunicação com objetivo político, pois as festas ajudam a manipular a opinião pública, a persuadir através de imagens e a legitimar o mando, sendo, deste modo, um dos vários instrumentos de poder. No desenrolar das festas, divulgam-se mensagens, imagens, símbolos e mitos, que auxiliam no controle social. A linguagem festiva é sobretudo imagética, o que explica seu alto poder de persuasão, de busca de consentimento e