Urbanização de Roma
ROMA
Fonte (foto internet)
Introdução
A história de Roma abrange quase mil anos. Na verdade os romanos não sabiam como sua cidade começou. Uma lenda dizia que tinha sido fundado por Rômuo filho de Marte, deus da Guerra, Rômulo tinha um irmão gêmeo chamado Remo.
Quando eram pequenos foram abandonados perto do rio Tibre. Uma loba pegou os gêmeos e amamentou-os, cuidando deles, quando cresceram, fundaram uma cidade junto do Tibre. Rômulo matou Remo em uma disputa. Então Rômulo chamou Roma à cidade de acordo com seu nome, era o ano 753 A.C.
Os historiadores e os arqueólogos pensam que, setecentos anos antes do nascimento de Cristo, Roma não passava de um aglomerado de cabanas de barro com tetos de palha. As cabanas localizavam-se numa colina perto do rio Tibre que mais tarde, se chamou monte Palatino.
O clima era ameno e o solo fértil. O povo que vivia na aldeia da colina do Palatino era agricultor. Plantava trigo, oliveiras e vinhas. Criava ovelhas e outros gados nas pastagens à volta da aldeia. Os lavradores chamavam-se latinos e o seu território chamava-se Lácio.
Havia mais seis colinas próximas. Com o decorrer dos anos as aldeias do território cresceram. Então, essas aldeias reuniram-se formando uma cidade com sete colinas dentro dos seus muros. Essa cidade no século I A.C., tinha-se tornado uma grande metrópole com mais de um milhão de pessoas, e governava a maior parte do mundo então conhecido pelos romanos.
A CIDADE DE ROMA
O imperador era o responsável pelos grandes projetos de construções, juntamente com os melhores engenheiros e arquitetos da cidade. Os que construíam em beneficio da população estavam certos de serem populares junto dos cidadãos de Roma.
Os construtores romanos usavam pedra, tijolo, mármore, granito e madeira esses materiais eram transportados por barcaças, ao longo do rio Tibre, para Roma, os construtores romanos inventaram o concreto que era uma mistura de cascalho, areia, e água.
A cidade era constituída