História do Carnaval
História do Carnaval
Luziápolis – AL
2014
História do Carnaval
Trabalho de história solicitado
Pela professora Joselma
Do 2º ano “C”
Luziáplis – AL
2014
Introdução
O Carnaval é tempo de festa, de alegria, de liberdade, de folia, de descanso ou de fuga para um lugar tranquilo, longe dos festejos e da agitação. Seja como for sua relação com o Carnaval, esta festa que é típica do Brasil, tem muita história a ser contada, e está na raiz de alguns de nossos mais importantes patrimônios culturais.
O carnaval está ao lado do futebol, sendo os principais rótulos do Brasil, é uma festa típica do Brasil, mas não é brasileira.
Iremos mostrar as origens e a evolução do carnaval, uma das mais antigas festas.
História do Carnaval
Há mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.
O carnaval foi chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas. No Brasil o