Carnaval
Artigo: Desmascarando o carnaval
“Então, o Senhor disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela.” (Jó 1.7 - ARC).
Estamos em fevereiro de 2012. E de praxe, as ruas estão tomadas por pessoas que se divertem na festa de Carnaval. Mas o que é o Carnaval? Qual a sua origem? Quais as verdades que não sabemos sobre esta festa tão popular? Sem rodeios, nosso artigo se propõe a clarear este assunto tão controverso mesmo entre os seus apreciadores.
Quando se pesquisa a origem do carnaval, não há dúvida, é aceito pelos historiadores que se trata de uma festa que remonta séculos antes de Cristo. Especialistas no assunto associam a origem do carnaval a pelo menos três períodos históricos. Em primeiro lugar, o carnaval tem origem em uma festa ritualística há mais de 4 mil anos AC no Egito em homenagem a deusa Ísis e ao touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Comemorava-se a fertilidade da primavera e o recuo das águas do Nilo. Em segundo lugar, a origem do carnaval está com os Gregos que festejavam a celebração da volta da primavera, da fertilidade do solo e a da boa produção. Eles cultuavam seus deuses, comumente o deus Dionísio, que na mitologia grega é o deus do vinho, da fertilidade e da orgia; Com data em meados dos anos 600 a 520 AC. Em terceiro lugar, historiadores atribuem a origem do Carnaval à Roma antiga. Festas conhecidas como “bacanais”; “saturnais” e “lupercais” em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã respectivamente. Nestas festas os romanos comemoravam com orgias, bebedices, glutonarias, orgias sexuais e outros excessos.
A festa de carnaval, então, origina-se dentro destes três períodos históricos; verdadeiras festas pagãs, cultos idólatras, uma nefasta mesa de demônios repartida com os homens! O importante, a partir de agora, é esclarecer que a Igreja entra nessa história e compra a festa com seus elementos e vende para os