festa populares
O Tradicional Terno de Folia de Reis, da COMUNIDADE DE CABECEIRA DE MACAÚBAS, cidade de Cônego Marinho Minas Gerais, tendo como coordenador da Folia de Reis, que recebe o título de Imperador, o Srº João Batista mais conhecido como João de Cláudio e como organizador da folia o Srº Pedrinho em substituição do antes e já falecido José do Carmo, mais carinhosamente conhecido e chamado por todos de CARMINHO, que deixou sua marca na folia entre os foliões e amigos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Cônego Marinho. http://conegomarinho.mg.gov.br).
HISTÓRIA:
Na verdade, o grupo faz a Folia de Reis enfatizar o aspecto de oração, fé, alegria e comemoração. A história da Folia de Reis nasceu há mais ou menos 30 anos atrás, a partir da devoção aos três Reis Magos passando de Pai para filho. O imperador da folia passava por uma dificuldade para resolver uma contenda de terra, assim ele entregou por intercessão nas mãos dos Santos Reis à solução deste problema, e prometeu sair com a folia durante 03 anos, tudo se resolveu graças a Deus e segue a folia até hoje, pela belíssima historia de caminhada dos três Reis para chegar até Jesus, o nosso salvador. É realizado anualmente, sem interrupção, onde o grupo sai em peregrinação com sua cantoria de fé e oração, copiando o que fizeram os três Reis Magos na época do nascimento do menino Jesus.
O percurso da folia é figurado na caminhada dos três Reis, os foliões passam de casa em casa, nas comunidades vizinhas, e onde são chamados, fazendo um convite cantado a todo o povo a ouvir palavra de Deus, e já fazendo o convite para participar da reza na casa do festeiro que é escolhido um ano antes por decisão dos foliões ou pelo próprio festeiro quando tem uma promessa feita para cumprir. A festa acontece sempre no dia 05 de Janeiro, faz-se um percurso todo programado pelos foliões, e nessa caminhada é oferecida pelos donos das casas uma oferta (em dinheiro, gado entre outros), que são utilizados em beneficio à