Festas Populares da Espanha
O "txupinazo" (lançamento de um rojão) marca o início de nove dias de festa e folia, durante os quais a capital navarra acolhe milhares de visitantes de todas as partes e não só de Espanha. Isso acontece porque esta tradição ficou conhecida internacionalmente, principalmente graças ao escritor americano Ernest Hemingway que falou dos Sanfermines em seu livro "O sol também se levanta".
Imagem: sanfermines.net
Las Fallas de Valencia
Apesar das mais conhecidas serem as de Valência, capital, a verdade é que as "fallas" são comemoradas em várias cidades da Comunidade Valenciana. Comemoram-se nos dias próximos a São José (19 de Março), padroeiro dos carpinteiros, e caracterizam-se pela construção de enormes figuras de madeira - os "ninots" - que depois são queimados na segunda-feira. De todos os "ninots" (bonecos, em valenciano) somente um se salva da"cremà" (queima) cada ano, graças à votação popular; trata-se do "ninot indultat", que passa então a fazer parte do Museu Fallero. É também tradicional destas festas as "mascletàs", exibições pirotécnicas que acontecem diariamente às 14:00 horas na Plaza del Ayuntamiento.
A origem da festa de "Las Fallas" remonta à antiga tradição dos carpinteiros da cidade que, na vésperas da festa seu patrão, queimava na frente de suas oficinas os trastes que não serviam mais, junto com os elementos de madeira que usavam para subir os candelabros, usados para iluminar enquanto trabalhavam no inverno. Por esse motivo, o momento onde se queimam os monumentos "falleros" coincide sempre com o dia 19, Feriado de São José.
Imagem: fallas.levante-emv.com
Feira de Abril de Sevilha
________________________________________
A Feira de