Festas populares de araci
Sineide Sousa Silva
Valmir da Silva Santos²
RESUMO
No contexto baiano, a imagem de povo alegre e festeiro é um dos símbolos escolhidos para representar a identidade (a unidade) e uniformizar valores e comportamentos. Assim, fica as tradições de diversas festas populares como: Festa de Santos Reis na sede do município; os festejos juninos na zona urbana comemorando o São João e, a homenagem a Nossa Senhora da Conceição. O presente artigo aprofunda a relação entre as festas populares e de caráter religioso, a partir de analise na cidade de Araci, este estudo pretende apresentar o espírito festeiro da população do município: uma cidade caracteristicamente nordestina, sertaneja e principalmente, repleta de manifestações culturais. Apesar de contextualizar-se como um município de extrema pobreza, as pessoas mantêm uma mistura do profano com a religiosidade em seu dia-a-dia, transformando vários eventos culturais em grandiosas festas.
Palavras-Chave: Festas Populares; Cultura; Araci.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo pretende abordar sobre os inúmeros eventos festivos que ocorrem no município de Araci, cidade do interior baiano, localizada na região do Semi-árido e distante da capital Salvador aproximadamente 210 Km.
Independente de suas origens, as festas são verdadeiras encenações a céu aberto que têm como cenário as ruas e praças públicas das cidades. As festas possuem características únicas, por estarem associadas à civilidade, por reviverem lutas, batalhas e conquistas, homenagearem heróis, personalidades e mitos. Podem estar associadas à religiosidade como acontece com as festas litúrgicas ou em louvor aos santos, principalmente em louvor aos santos padroeiros de cada localidade; podem estar ligadas aos ciclos do calendário para comemorar os momentos importantes da vida cotidiana; podem ser festas folclóricas que recriam algo que ficou na memória coletiva; podem ser festas étnicas por expressarem a tradição cultural das comunidades