Festas Populares
As festas populares são manifestações capazes de reunir em um mesmo ambiente ou por um mesmo objetivo, pessoas de diferentes lugares, classes sociais, idades e religiões, sem discriminações. A cultura de um povo é traduzida pela sua música, literatura, suas lendas, danças e festas. É uma forma de preservar a lembrança de seus locais de origem, os costumes trazidos por seus antepassados e suas lutas e vitórias em um novo território. No Brasil existem diversas festas populares. Em especial, discorreremos sobre a Oktoberfest, a maior festa alemã brasileira.
1.1 OKTOBERFEST
A Oktoberfest acontece em Blumenau-SC, uma das festas mais populares do Brasil, inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique na Alemanha. A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas passaram pela festa O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou então a ser realizado em dois pavilhões. O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição, e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Galegão.
O evento fez de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro, pois a Oktoberfest não é só cerveja, é folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul. A cultura germânica o turista confere pela qualidade da festa, dos serviços oferecidos, através de sociedades esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas. Todos eles dão um colorido especial ao evento, nas