Festas populares do Paraná
Assim como ocorre em diversas áreas de sua cultura, as festas mais populares e tradicionais do Paraná também são resultantes dos costumes trazidos pelos seus grupos de colonizadores e por aqueles que já se encontravam no Estado. Mantidas pelo esforço da sociedade em passar, de geração para geração, as músicas, danças, ditados e rituais típicos de cada celebração, algumas das principais festas paranaenses já não despertam tanto o interesse dos jovens na manutenção desses costumes, muitas vezes iniciados no século XVII, e também são prejudicadas pela falta de incentivo público para sua realização.
No Paraná, a Secretaria Estadual da Cultura do Paraná (SEEC) realizou um levantamento que reuniu 160 festejos caracterizados pela sua popularidade e tempo mínimo de realização de cinco anos, em mais de 150 municípios. Com essas informações, criaram o segundo caderno do projeto Paraná da Gente, denominado “Festas Populares do Paraná”. Nessa publicação, as festas foram divididas em tradicionais; religiosas, feitas principalmente em honra a padroeiros e padroeiras municipais; gastronômicas, visando a atração de novos turistas; e outras festas, caracterizadas por períodos da agricultura, como plantio ou colheita; determinados produtos, como as flores; ou homenageando certas etnias, como ucraniana, alemã, polonesa ou japonesa.
Entre as principais festas populares do Paraná, podemos citar: Cavalhadas: tradicionalmente realizadas no município de Guarapuava, as Cavalhadas chegaram à localidade no ano de 1855 e, desde então, foram integradas ao seu cenário cultural. Ocorrendo por diversos anos na capela de São Sebastião, e depois na antiga Praça do Mercado, suas últimas edições foram realizadas na Praça Nove de Dezembro. A festa caracteriza-se como uma apresentação teatral de grande porte (mais de 1.000 atores) onde há disputa entre cristãos e mouros, com muitas lutas de espadas, músicas e torcidas, finalizada com a conversão dos mouros.