festas populares da colombia
Feira de Cali: evento cultural que toma conta da cidade, com desfiles, apresentações musicais e eventos esportivos. Muitos turistas do próprio pais e do exterior visitam a cidade para participar da festa. A beira do rio Cali, em bares e restaurantes, todos vêem a cidade se transformar na capital mundial da salsa.
Carnaval de Negros e Brancos: festa popular que ocorre entre 2 e 6 de janeiro na cidade de San Juan de Pasto é resultado de um sincretismo entre cultura indígena, espanhola e africana. O "Negro" representa o cacique e surge com a cara pintada dessa cor, pintando depois quem o observa dançar e chamando-os para participar da festa também. O dia 5 de janeiro é o dia dos "negros" e o dia 6 de janeiro o dia dos "brancos". No século XX surgiram os carros alegóricos e também surgiu o dia dos "brancos" quando um grupo de pessoas resolveu jogar farinha e talco nas pessoas e também como necessidade diante de novos integrantes na festa - os brancos, descendentes de espanhóis.
Fevereiro
Carnaval de Barranquilla: neste período ocorrem vários desfiles de fantasias e carros alegóricos, sendo o principal desfile o da "Batalha das Flores", quando a rainha da festa passa em seu carro jogando flores para a platéia. Isso surgiu quando os desfiles foram suspensos pelo prefeito de 1900 a 1902 devido à "Guerra dos Mil Dias". Quando os festejos voltaram o general Bengoechea declarou "Vamos fazer uma homenagem `a paz, troquemos o que estávamos vivendo, que era uma batalha de chumbo, por uma batalha... mas de flores". No fim da festa, a rainha chora no enterro simbólico do "Joselito Carnaval", simbolizando o fim das festividades.
Março
Festival de Cinema de Cartagena "Festival Iberoamericano de Teatro - Bogotá
Festival Internacional de Musica do Caribe: ocorre em Cartagena, juntando muitas apresentações dos ritmos da costa, influenciados pelos descendentes de africanos, em especial reggae, Calypso, merengue e salsa.Vale lembrar a importância e força que este