Filme Osama
Quase um ano foi gasto na produção de Osama. O projeto teve início em junho de 2002 e terminou em março de 2003, no subúrbio de Kabul, depois do colapso do regime Talibã.
Durante os últimos 100 anos, devido a restrições econômicas e culturais, o Afeganistão teve menos de 40 produções, entre curtas e longa metragens, (uma lastimável estatística de apenas 2.5 filmes por ano). Ao passo que, sua próspera vizinha Índia produz o inacreditável número de 3 filmes por dia. Para incentivar a produção, a Makhmalbaf Film House e o Ministério de Cultura do Irã criaram uma infraestrutura para a implementação desse projeto dando o material e suporte logístico.
O filme foi rodado em Arriflex 35mm B.L. 4 camera. A edição foi feita no Resaneh Pouya Institute, no Teerã.
O Ministério de Cultura do Irã doou material, equipamento de filmagem e serviços de laboratório avaliados em aproximadamente US$ 25,000 e a Makhmalbaf Film House doou sessões de treinamento de cinema em Kabul, enviou uma equipe do Irã e ainda ofereceu uma ajuda de mais ou menos US$ 21,000 em incentivo financeiro para a produção de Osama.
O Ministério da Cultura também consertou a única câmera BLI existente no Afeganistão e doou um acervo de mais de 2.000 livros e 300 vídeos para a indústria cinematográfica afegã.
A Makhmalbaf Film House doou outros 2.000 livros, ajudando a estabelecer a segunda maior biblioteca sobre cinema de Kabul. A organização também presenteou os cineastas com uma câmera digital PD 150, um projetor, uma televisão e um vídeo