ferrovias
É a distância entre os trilhos de uma ferrovia. A bitola padrão tem 1435 mm.
Jogo da Via
É a diferença entre a bitola da via, em tangente e a distância entre as faces externas dos frisos das rodas, sendo esta, medida a 10 mm, abaixo do plano de rodagem.
Entre Vias
Distância de eixo a eixo de duas vias férreas adjacentes.
Banqueta
A parte da plataforma que fica entre o fim do lastro e a valeta, nos cortes, ou a crista dos aterros. No lastro, é a parte que vai da face do dormente à crista do lastro.
Ombreira
Altura do Lastro
O lastro é a parte da superestrutura ferroviária, que distribui uniformemente na plataforma os esforços da via férrea transmitidos através dos dormentes, impedindo o deslocamento dos mesmos, oferecendo suficiente elasticidade à via. Sua altura está relacionada a pressão no dormente.
Berma
Degrau para distribuir a altura do aterro, melhorando a estabilidade.
Material Rodante
Compõem-se de material de tração, carros de passageiros, vagões para mercadorias, animais, bagagens, etc.
Locomotiva
Uma locomotiva é um veículo ferroviário que fornece a energia necessária para a colocação de um comboio ou trem em movimento, operado por um único dispositivo de controle.
Vagão
Veículo destinado ao transporte de cargas.
AMV
Aparelho de Mudança de Via é o conjunto de peças colocadas nas concordâncias de duas linhas para permitir a passagem dos veículos ferroviários de uma para outra.
Dormente
Peça (pode ser de madeira, concreto ou ferro) onde os trilhos são apoiados e fixados e que transmitem ao lastro parte dos esforços e vibrações produzidos pelos trens.
Tala de Junção
Peça de aço ajustada e fixada, aos pares, por meio de parafusos, porcas e arruelas, na junta dos