Ferrovias
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
EDUARDO MOTTER DE FERRANTE DA SILVA
CARLOS GUILHERME ECKEL
GUSTAVO BORDIN JACOB MARTINS
PEDRO DIAS SMOLKA
VICTOR AFONSO GSCHWENDTNER
TRANSPORTE FERROVIÁRIO
CURITIBA
2013
EDUARDO MOTTER DE FERRANTE DA SILVA
CARLOS GUILHERME ECKEL
GUSTAVO BORGIN JACOB MARTINS
PEDRO DIAS SMOLKA
VICTOR AFONSO GSCHWENDTNER
TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Trabalho apresentado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná como requisito à obtenção da nota parcial da matéria Transporte e Logística.
Orientador: Lucas Bach Adada.
CURITIBA
2013
RESUMO
O transporte ferroviário teve seu inicio no fim do século XVII e começo do século XIX, onde foram dados os primeiros passos para a sua implantação como meio de transporte terrestre. A estrada de ferro nasceu pela combinação de trilhos de ferro e veículos movidos pelo vapor. As minas de carvão da Inglaterra foram de suma importância na origem das estradas de ferro. No Brasil, as ferrovias se intensificaram por volta de 1873 e 1875, quando leis e decretos foram elaborados. Alguns anos depois, os resultados foram percebidos com a expansão da malha ferroviária nacional em mais de oito vezes sua extensão inicial. Após muitos anos de construções, paralisações, unificações e crises econômicas, todas as ferrovias acabam sendo privatizadas por estarem se tornando insustentáveis. Com isso elas passam a ser geridas por grandes empresas privadas, nas quais buscam fins lucrativos com a utilização exclusiva para o transporte e logística de cargas.
O presente trabalho trata-se sobre o estudo das características, história, especificações, obras realizadas e previstas pelo PAC em relação ao modal ferroviário. A pesquisa para a elaboração do trabalho foi desenvolvida com base em referências de origens cofiáveis e pelo conhecimento prático de um dos integrantes da equipe no qual participa do programa de estágio da empresa ALL (América