ferrovias do brasil
INTRODUÇÃO
Após o surgimento do TEAR mecânico que revolucionou a fabricação de tecidos e a máquina a vapor, o aumento de mercadorias e a necessidade de transportá-las, fizeram com que empresários ingleses dessem apoio a GEORGE STEPHESON, que apresentou sua primeira locomotiva no ano 1841 dando inicio a era das ferrovias.
Não demorou muito para que a invenção da locomotiva ficasse conhecida no Brasil, pode-se dizer que as primeiras iniciativas para a construção de ferrovias foi no ano 1828, com um incentivo do governo, mas não houve interesse, pois as perspectivas de lucro não foram consideradas suficientes.
A primeira ferrovia no Brasil foi inaugurada por D. Pedro II, no dia 30 de abril de 1854, a estação de onde partiu a composição inaugural receberia, mas tarde o nome de Barão de Mauá, após a inauguração de ferro Mauá sucederam-se as seguintes ferrovias em bitola de 1,60m, a Recife ao São Francisco, D. Pedro II, Bahia ao Francisco, santos a Jundiaí e Companhia Paulista.
Desde então ouve muito investimento nas ferrovias no Brasil, tanto investimento que alem de ser um transporte de cargas virou transporte de pessoas.
A CPTM é uma das grandes empresas desse atual transporte de pessoas por ferrovias, ela opera em 19 municípios da grande SP e 3 da região de Jundiaí, são 261,7 km de trilhos, 93 estações e 1,9 milhões de passageiros por dia, outra grande que atua em SP é o metro que possui 65,3 Km de rede, 58 estações e transporta 1.044 milhões de passageiros por dia.
O investimento no país não parou por ai, já esta em projeto a criação de monotrilhos, que são semelhantes aos metros, mas tem rodas de borracha na parte central da fuselagem e trafegam abraçados a vigas de concreto elevado, alem de aplicar monotrilho no nosso transporte o Brasil caminha para ser um dos principais centros de produção de trens monotrilhos no mundo.
1 A INVENÇÃO DA LOCOMOTIVA
A Revolução Industrial, que se processou na Europa e principalmente na Inglaterra