Ferramentas e Modelos de Analise
Tema:
Empresas que navegam no oceano azul
Grupo: Adriana Peron Camila Charles Fabrícia Lamim Felipe Veridiano Fernanda Amorim Francisco Cernigoi Letícia Araújo Letícia Moreira Lidriana Renata Barta
Professor: Alexandre
Ferramentas e Modelos de Análise
No segundo capítulo do livro "Oceano Azul", podemos notar a necessidade de três estratégias genéricas para se manter nesse posto, que são elas: baixo custo, diferenciação e foco. Porém, empresários foram estimulados a serem corajosos e empreender, ao invés de ficar aguardando o fracasso de suas empresas. Embora desafiador, essas condições não substituem a análise correta para se navegar com sucesso no oceano azul.
Caso haja ausência de instrumentos analíticos, os executivos ficam de mãos atadas para a realização de novas ideias para competir no mercado produtivo, já que faltam recursos para ultrapassar as fronteiras atuais dos mercados competitivos.
Para que a estratégia do oceano azul tenha o poder de reduzir os custos, não pode-se agir às cegas, cada decisão deve ser tomada estrategicamente.
Um setor muito conhecido, que navega no oceano azul, é a indústria vinícola dos Estados Unidos. Podemos citar quais estratégias usa-se para manter-se nesse patamar. Os Estados Unidos são um dos maiores consumidores de vinho do mundo, sendo assim, essa empresa é extremante competitiva, seus vinhos dominam os lares americanos. Essa empresa compete ferrenhamente com empresas da França, Itália e Espanha. Outras empresas também entram nesse ramo, mas não há recursos para competir diretamente com a vinícola dos Estados Unidos.
Essa competição intensa estimulou a concentração em curso deste setor. Os oito maiores vinicultores respondem por mais de 75% da produção, enquanto 25% produzem complementares. Como há poucos protagonistas, tem-se a oportunidade de negociar com distribuidores, injetando