teste
Segundo Pressman (2006),
[...] a engenharia de software abrange um conjunto de três elementos fundamentais - métodos, ferramentas e procedimentos – que possibilita ao gerente o controle do processo de desenvolvimento do software e oferece ao profissional uma base para a construção de software de alta qualidade e produtivamente.
Existem ferramentas de engenharia de software que oferecem automatizam todo o processo de criação do software, outras oferecem apoio apenas em algumas fases. São as chamadas Ferramentas CASE (Computer- Aided Software Engineering).
Engenharia de Sistemas Auxiliada por Computador (CASE) é o conceito para o qual sistemas de software possam ser planejados da mesma forma que sistemas de hardware. CASE também é conhecido como Engenharia de Sistemas Assistida por Computador.
O termo CASE foi criado no começo dos anos oitenta, quando a ideia de que ferramentas gráficas, como a dos diagramas de fluxo de dados, os diagramas de entidades e relacionamentos e gráficos estruturais poderiam ser úteis na análise e projeto de sistemas.
Esse conceito surgiu com a programação estruturada, para a qual uma rigorosa disciplina é aplicada ao projeto de um simples programa que, então, é desenvolvido para uma forma estruturada, visando a todo ciclo de vida do software e ao desenvolvimento do sistema. Essa forma estruturada requer planejamento e consideração das interações e dependências do conjunto de aplicações em software como um todo, antes do desenvolvimento de partes mais discretas.
As complicações de se estudar todas as interações e dependências levam ao desenvolvimento de ferramentas automatizadas que permitem aos desenvolvedores o gerenciamento e o uso das informações.
O mundo do processamento dos dados está em um estado contínuo de rápida evolução das capacidades de software e hardware. Muitas das ferramentas disponíveis hoje no mercado são projetadas para trabalhar com Bancos de Dados Relacionais,