FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DA ADMINISTRAÇÃO
O diagrama de Gantt é um diagrama de barras desenvolvido por Henry Gantt (1861- 1919) em 1917. Nascido em Maryland, nos Estados Unidos, Henry Laurence Gantt formou-se engenheiro mecânico em 1884. No ano de 1903 apresentou seu trabalho “A graphical daily balance in manufacturing”, no qual descreveu o Gráfico de Gantt. Contribuiu também para a área contábil e trabalhista, desenvolvendo o Salário de Gantt. Nele se mostram as datas de começo e finalização das atividades e as durações estimadas, mas não aparecem as dependências entre elas.
Um gráfico de Gantt é um simples gráfico de barras. Cada barra simboliza uma tarefa do projeto. Onde o eixo horizontal representa o tempo. Como estes gráficos se empregam para encadear tarefas entre si, o eixo horizontal deverá incluir datas. Verticalmente, e na coluna esquerda, se oferece uma relação das tarefas. Estes gráficos constituem uma das técnica mais elementares para programar a execução temporal de um conjunto de atividades. Este gráfico também permite representar o grau de adiantamento ou atraso com respeito ao prazo previsto, o que facilita o acompanhamento de cada atividade em todo momento.
Os benefícios característicos do gráfico Gantt são:
a) Todas as tarefas se expressam graficamente em um diagrama de fácil compreensão, extrema simplicidade e baixo custo;
b) Poderá comprovar o progresso geral do sistema de tarefas em qualquer momento do tempo. Isto é, proporciona uma visão geral do andamento dos trabalhos em função da situação de cada atividade no momento da atualização do gráfico;
c) Permite identificar as atividades com os recursos, de tal modo que se podem evitar períodos ociosos desnecessários;
d) Indica o período durante o qual o recurso está disponível para o trabalho e a carga total de trabalho destinado a este recurso.
O gráfico Gantt é muito eficaz nas etapas iniciais de um projeto, no entanto, depois de iniciada a execução das atividades e quando começam a se efetuar