Planejamento Estrategico X Administação Estrategica
Resumo
O propósito deste artigo é destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito da administração estratégica, é um processo abrangente que visa definir melhorias no contexto empresarial, definindo objetivos, missão, visão e valores, para que assim se aperfeiçoe ações com foco em resultados, sustentando o mercado competitivo.
Com o propósito de auxiliar o desenvolvimento das empresas, esse artigo traz um estudo bibliográfico, explorando aspectos do planejamento estratégico e seus benefícios para a organização, usando deste potencial como uma ferramenta de desenvolvimento.
Palavras-Chave: Planejamento, visão, missão, estratégia.
1 Histórico do Planejamento Estratégico
A história do Planejamento Estratégico, conforme relata Bomtempo (2000), tem sua origem na Revolução Industrial, a partir da metade do século XVIII até meados do século XIX. Nos Estados Unidos, as ferrovias contribuíram muito para a criação desses mercados, realizando investimentos com o objetivo de ganhar economia de escala na produção e melhorar a qualidade da distribuição do que era produzido. Ainda segundo Bomtempo (2000), os precursores do que hoje se denomina estratégia foram Alfred Sloam, principal executivo da GM entre 1923 e 1946, e Chester Bernard, da ITT, ao longo dos anos 30. A partir da segunda Revolução Industrial motivadas pela Segunda Guerra Mundial, inúmeras inovações da ciência da gestão, da pesquisa e da racionalidade das operações foram implementadas. Vasconcelos (1985) faz uma abordagem que de maneira inovadora consegue aliar a teoria de jogos e da pesquisa operacional como ferramenta econômica a ser adotada pelas empresas. Assim, o pensamento estratégico formal começa a guiar as decisões, culminando com a entrada no mercado de empresas multinacionais que, por absoluta necessidade de mercado, passam aconsiderar a competição como um elemento